sexta-feira, 31 de maio de 2013

1ºs QUÍMICA: ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

Olá meus queridos! Segue postagem da Atividade de Recuperação que deve ser entregue seguindo o mesmo combinado do bimestre anterior! Só para lembrá-los... Os exercícios devem ser copiados e resolvidos em folha de almaço, onde deve conter o cabeçalho da escola, o nome, número, série de cada um de vocês, e importantíssimo é ficarem atentos ao prazo de entrega... No nosso caso até o dia da Prova Bimestral de Química ok?!? Um grande abraço!

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

1) Os íons Ca2+ e Pb2+ possuem:
(Dados os números atômicos: Ca = 20 e Pb = 82)
a) mesmo número de prótons e elétrons
b) mesmo número de prótons e nêutrons
c) mesma carga nuclear e diferentes massas atômicas
d) igual soma de número de prótons e de nêutrons
e) igual diferença entre número de prótons e elétrons

2) São dados três átomos distintos A, B e C. O átomo A tem número atômico 35 e número
de massa 80. O átomo C tem 47 nêutrons, sendo isótopo de A. O átomo B é isóbaro de C e isótono de A. Determine o número de prótons do átomo B.


3) "Os implantes dentários estão mais seguros no Brasil e já atendem às normas internacionais de qualidade. O grande salto de qualidade aconteceu no processo de confecção dos parafusos e pinos de titânio, que compõem as próteses. Feitas com liga de titânio, essas próteses são usadas para fixar coroas dentárias, aparelhos ortodônticos e dentaduras, nos ossos da mandíbula e do maxilar."  (Jornal do Brasil, outubro de 1996)
Considerando que o número atómico do titânio é 22, sua configuração eletrônica será:
a) 1s²,  2s², 2p6,  3s², 3p3
b) 1s², 2s², 2p6, 3s², 3p5
c) 1s², 2s², 2p6, 3s², 3p6, 4s²
d) 1s², 2s², 2p6, 3s², 3p6, 4s², 3d²
e) 1s², 2s², 2p6, 3s², 3p6, 4s², 3d10, 3p6

4) Na Tabela Periódica, uma das linguagens usadas em Química, os elementos aparecem representados por um símbolo, referente ao nome, acompanhado do número atômico e do número de massa. Um professor de Química, ao trabalhar o tema com seus alunos, propôs o seguinte jogo:

Imagine a Tabela como um tabuleiro de um jogo em que, para fazer as jogadas, os participantes deverão sortear bolinhas que indiquem o movimento da pedra do jogador. A contagem inicia-se no elemento de número atômico 1, e o vitorioso será aquele que chegar primeiro ao número atômico 118. Iniciada a partida, um aluno sorteou as bolinhas que indicavam as seguintes jogadas:
·       1a jogada: 4V (andar quatro casas na vertical)
·       2a jogada: 7H (andar sete casas na horizontal para a direita)
·       3a jogada: 4H (andar quatro casas na horizontal para a direita)
·       4a jogada: 2V (andar duas casas na vertical)
·    5a jogada: 2H (andar duas casas na horizontal para a direita)

Sobre o elemento que se encontra na casa onde a pedra desse aluno ficou em cada jogada, é correto afirmar que, na:
(A) 1a jogada, encontramos o elemento que é o principal componente do sal de cozinha.
(B) 2a jogada, encontramos o elemento que é o principal componente do aço.
(C) 3a jogada, encontramos o elemento que é o principal componente do bronze.
(D) 4a jogada, encontramos um metal sólido em temperatura ambiente.
(E) 5a jogada, encontramos um metal líquido em temperatura ambiente.
* Obs: Justifique sua resposta! Não vale só assinalar ok?!?

5) Represente as ligações abaixo de acordo com os elementos propostos:
a) 13Al        e       9F
b) 30Zn       e      17Cl

6) Quanta (Gilberto Gil)
"“Fragmento infinitésimo
Quase apenas mental
Quantum granulado no mel
Quantum ondulado do sal
Mel de urânio, sal de rádio 
Qualquer coisa quase ideal”

Com base na tabela periódica, escreva a fórmula do sal formado pelo halogênio mais eletronegativo e o metal alcalinoterroso citado por Gilberto Gil na letra de Quanta, indicando o tipo de ligação química do sal formado.







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