sexta-feira, 31 de maio de 2013

1ºs QUÍMICA: ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

Olá meus queridos! Segue postagem da Atividade de Recuperação que deve ser entregue seguindo o mesmo combinado do bimestre anterior! Só para lembrá-los... Os exercícios devem ser copiados e resolvidos em folha de almaço, onde deve conter o cabeçalho da escola, o nome, número, série de cada um de vocês, e importantíssimo é ficarem atentos ao prazo de entrega... No nosso caso até o dia da Prova Bimestral de Química ok?!? Um grande abraço!

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

1) Os íons Ca2+ e Pb2+ possuem:
(Dados os números atômicos: Ca = 20 e Pb = 82)
a) mesmo número de prótons e elétrons
b) mesmo número de prótons e nêutrons
c) mesma carga nuclear e diferentes massas atômicas
d) igual soma de número de prótons e de nêutrons
e) igual diferença entre número de prótons e elétrons

2) São dados três átomos distintos A, B e C. O átomo A tem número atômico 35 e número
de massa 80. O átomo C tem 47 nêutrons, sendo isótopo de A. O átomo B é isóbaro de C e isótono de A. Determine o número de prótons do átomo B.


3) "Os implantes dentários estão mais seguros no Brasil e já atendem às normas internacionais de qualidade. O grande salto de qualidade aconteceu no processo de confecção dos parafusos e pinos de titânio, que compõem as próteses. Feitas com liga de titânio, essas próteses são usadas para fixar coroas dentárias, aparelhos ortodônticos e dentaduras, nos ossos da mandíbula e do maxilar."  (Jornal do Brasil, outubro de 1996)
Considerando que o número atómico do titânio é 22, sua configuração eletrônica será:
a) 1s²,  2s², 2p6,  3s², 3p3
b) 1s², 2s², 2p6, 3s², 3p5
c) 1s², 2s², 2p6, 3s², 3p6, 4s²
d) 1s², 2s², 2p6, 3s², 3p6, 4s², 3d²
e) 1s², 2s², 2p6, 3s², 3p6, 4s², 3d10, 3p6

4) Na Tabela Periódica, uma das linguagens usadas em Química, os elementos aparecem representados por um símbolo, referente ao nome, acompanhado do número atômico e do número de massa. Um professor de Química, ao trabalhar o tema com seus alunos, propôs o seguinte jogo:

Imagine a Tabela como um tabuleiro de um jogo em que, para fazer as jogadas, os participantes deverão sortear bolinhas que indiquem o movimento da pedra do jogador. A contagem inicia-se no elemento de número atômico 1, e o vitorioso será aquele que chegar primeiro ao número atômico 118. Iniciada a partida, um aluno sorteou as bolinhas que indicavam as seguintes jogadas:
·       1a jogada: 4V (andar quatro casas na vertical)
·       2a jogada: 7H (andar sete casas na horizontal para a direita)
·       3a jogada: 4H (andar quatro casas na horizontal para a direita)
·       4a jogada: 2V (andar duas casas na vertical)
·    5a jogada: 2H (andar duas casas na horizontal para a direita)

Sobre o elemento que se encontra na casa onde a pedra desse aluno ficou em cada jogada, é correto afirmar que, na:
(A) 1a jogada, encontramos o elemento que é o principal componente do sal de cozinha.
(B) 2a jogada, encontramos o elemento que é o principal componente do aço.
(C) 3a jogada, encontramos o elemento que é o principal componente do bronze.
(D) 4a jogada, encontramos um metal sólido em temperatura ambiente.
(E) 5a jogada, encontramos um metal líquido em temperatura ambiente.
* Obs: Justifique sua resposta! Não vale só assinalar ok?!?

5) Represente as ligações abaixo de acordo com os elementos propostos:
a) 13Al        e       9F
b) 30Zn       e      17Cl

6) Quanta (Gilberto Gil)
"“Fragmento infinitésimo
Quase apenas mental
Quantum granulado no mel
Quantum ondulado do sal
Mel de urânio, sal de rádio 
Qualquer coisa quase ideal”

Com base na tabela periódica, escreva a fórmula do sal formado pelo halogênio mais eletronegativo e o metal alcalinoterroso citado por Gilberto Gil na letra de Quanta, indicando o tipo de ligação química do sal formado.







quinta-feira, 30 de maio de 2013

1ºs QUÍMICA: LIGAÇÕES QUÍMICAS I

Olá queridos! Vamos falar sobre Ligações químicas? Segue esse link mais explicativo que aplicativo, entretanto numa linguagem bem simples, bem dinâmico! Espero que gostem!
Um grande abraço!


http://www.youtube.com/watch?v=s_Ca1mk1I9E

1ºs QUÍMICA: DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA

Olá meus anjinhos! Apesar de fazermos alguns exercícios em sala, para que não tenham realmente nenhuma dúvida, resolvi postar uma vídeo-aula sobre Distribuição Eletrônica! Escolhi esse link que considero muito bom...
Um grande abraço!


http://www.youtube.com/watch?v=ktX2LrWNuTY

1ºs. QUÍMICA: TABELA PERIÓDICA

Olá meus alunos dos 1ºs.! Como conversei com vocês em sala, segue postagem sobre a Tabela Periódica! Escolhi esse link produzido pela PUC Rio em parceria com o Ministério da Educação, Ministério da Educação e Tecnologia e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação por tratar o tema em uma linguagem bem simples, de fácil entendimento. Aproveitem!!! Um grande abraço!

http://www.youtube.com/watch?v=hvRnuMrDc14

1ºs QUÍMICA: MODELOS ATÔMICOS

Boa noite meus queridos!  Hoje nosso tema são os Modelos Atômicos! Primeiro temos que pensar que ao desenrolar da História, diversos cientistas e estudiosos tentaram definir e entender a constituição da matéria, e justamente devido a isso, diversas teorias surgiram. Importante é refletirmos que um cientista à medida que discorda ou acrescenta informações ao modelo anterior, está caminhando em prol do desenvolvimento da Ciência.  Espero que gostem... Um grande abraço!


http://www.youtube.com/watch?v=58xkET9F7MY

domingo, 19 de maio de 2013

FÍSICA 2ºs. B e C : EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

Olá meus queridos! Vocês poderão imprimir ou copiarem esses exercícios e deverão  resolvê-los em folha separada e entregarem na próxima semana ok?! Valerão pontos para esse bimestre...


EXERCÍCIOS
1) (Enem-MEC) Uma garrafa de vidro e uma lata de alumínio, cada uma contendo 330mL de refrigerante, são mantidas em um refrigerador pelo mesmo longo período de tempo.  Ao retirá-las do refrigerador com as mãos desprotegidas, tem-se a sensação de que a lata está mais fria que a garrafa. É correto afirmar que:
a) a lata está realmente mais fria, pois a cidade calorífica da garrafa é maior que a da lata.
b) a lata está de fato menos fria que a garrafa, pois o vidro possui condutividade menor que o alumínio.
c) a garrafa e a lata estão à mesma temperatura, possuem a mesma condutividade térmica, e a sensação deve-se à diferença nos calores específicos.
d) a garrafa e a lata estão à mesma temperatura, e a sensação é devida ao fato de a condutividade térmica do alumínio ser maior que a do vidro.
e) a garrafa e a lata estão à mesma temperatura, e a sensação é devida ao fato de a condutividade térmica do vidro ser maior que a do alumínio.

2) (UFCAR-SP) Nas geladeiras o congelador encontra-se na parte superior. Nos pólos, as construções são feitas sob o gelo. Os viajantes do deserto do Saara usam roupas de lã durante o dia e à noite. Relativamente ao texto acima, qual das afirmações abaixo não é correta?
a) O gelo é mau condutor de calor.
b) A lã evita o aquecimento do viajante do deserto durante o dia e o resfriamento durante a noite.
c) A lã impede o fluxo de calor por condução e diminui as correntes de convecção.
d) O gelo, sendo um corpo a 0ºC, não pode dificultar o fluxo de calor.
e) O ar é um ótimo isolante para o calor transmitido por condução, porém favorece muito a transmissão do calor por convecção.

3) (ENEM-MEC) Numa área de praia, a brisa marítima é uma conseqüência da diferença no tempo de aquecimento do solo e da água, apesar de ambos estarem submetidos às mesmas condições de irradiação solar. No local (solo) que se aquece mais rapidamente, o ar fica mais quente e sobe, deixando uma área de baixa pressão, provocando o deslocamento do ar da superfície que está mais fria (mar).
À noite, ocorre um processo inverso ao que se verifica durante o dia.
Como a água leva mais tempo para esquentar (de dia), mas também leva mais tempo para esfriar (à noite), o fenômeno noturno (brisa terrestre) pode ser explicado da seguinte maneira:
a) O ar que está sobre a água se aquece mais; ao subir, deixa uma área de baixa pressão, causando um deslocamento de ar do continente para o mar.
b) O ar mais quente desce e se desloca do continente para a água, a qual não conseguiu reter calor durante o dia.
c) O ar que está sobre o mar se esfria e dissolve-se na água; forma-se, assim, um centro de baixa pressão, que atrai o ar quente do continente.
d) O ar que está sobre a água se esfria, criando um centro de alta pressão que atrai massas de ar continental.
e) O ar sobre o solo, mais quente, é deslocado para o mar, equilibrando a baixa temperatura do ar que está sobre o mar.

4) (PUC-SP) Calor é uma forma de energia que se transfere de um corpo para outro em virtude de uma diferença de temperatura entre eles. Há três processos de propagação de calor: condução, convecção e radiação. Em relação à transferência de calor, afirma-se que:
I. Em dias frios, os pássaros costumam eriçar suas penas para acumular ar entre elas. Nesse caso, o ar acumulado constitui-se em  um bom isolante térmico diminuindo as trocas de calor, por condução, com o ambiente.
II. Correntes de convecção na atmosfera costumam ser aproveitadas por aviões planadores e asas delta para ganharem altura. Tais correntes são originadas por diferenças de temperaturas entre duas regiões quaisquer da Terra.
III. As paredes internas das garrafas térmicas são espelhadas com o objetivo de diminuir as trocas de calor por radiação.
Está correto o que se afirma em
a) I, II e III.       b) apenas I e II.        c) apenas I e III.      d) apenas II e III.             e) apenas III.

5) (ENEM-MEC) O uso mais popular de energia solar está associado ao fornecimento de água quente para fins domésticos. Na figura a seguir, é ilustrado um aquecedor de água constituído de dois tanques pretos dentro de uma caixa termicamente isolada e com cobertura de vidro, os quais absorvem energia solar.
A. Hinrichs e M. Kleinbach. "Energia e meio ambiente". São Paulo: Thompson, 3 ed., 2004, p. 529 (com adaptações).
Nesse sistema de aquecimento,
a) os tanques, por serem de cor preta, são maus absorvedores de calor e reduzem as perdas de energia.
b) a cobertura de vidro deixa passar a energia luminosa e reduz a perda de energia térmica utilizada para o aquecimento.
c) a água circula devido à variação de energia luminosa existente entre os pontos X e Y.
d) a camada refletiva tem como função armazenar energia luminosa.
e) o vidro, por ser bom condutor de calor, permite que se mantenha constante a temperatura no interior da caixa.











FÍSICA 2ºs B e C : DIFERENTES PROCESSOS DE PROPAGAÇÃO DE CALOR

Olá meus queridos! Segue material de apoio para estudo dessa semana de 20 a 24/05 ok?! Estaremos utilizando ainda a apostila volume 1 e o caderno!Um grande abraço! Uma excelente semana!


DIFERENTES PROCESSOS DE PROPAGAÇÃO DE CALOR
·       CONDUÇÃO: Calor passa de partícula para partícula desde a extremidade quente até a extremidade fria.


·       CONVECÇÃO: Calor proveniente da chama é transferido pela circulação da água.


·       IRRADIAÇÃO: Calor se transfere pelo espaço sob a forma de radiação infravermelha.




 






sábado, 4 de maio de 2013