Conteúdos gerais:
Alguns materiais
usados no dia-a-dia: obtenção e usos
Transformações
químicas no dia-a-dia:
a) evidências;
b) tempo envolvido;
c) energia
envolvida;
d) reversibilidade;
Reagentes, produtos
e suas propriedades:
a) caracterização de
substâncias que constituem os reagentes e produtos das transformações em termos
de suas propriedades;
b) Separação e
identificação das substâncias.
Conteúdos
Específicos:
a) transformações
químicas: evidências macroscópicas e sua descrição em diferentes linguagens e
representações;
b) diferentes
intervalos de tempo em que as transformações químicas ocorrem;
c) energia
envolvidas nas transformações químicas, reações endo e exotérmicas.
d) transformações
químicas que ocorrem na natureza e em diferentes sistemas produtivos ou
tecnológicos;
e) transformações químicas que podem ser revertidas.
a) propriedades que
caracterizam as substâncias: temperatura de fusão e ebulição, densidade, solubilidade;
b) separação de uma
ou mais substâncias presentes em um sistema (filtração, flotação,destilação,
sublimação, recristalização);
c) métodos de separação de substâncias utilizadas nos sistemas
produtivos.
Referência: Proposta
Curricular de Química - Ensino Médio- 2º grau- 1ª. série – 1º Bimestre
Nenhum comentário:
Postar um comentário