Olá meus queridos!
Daqui a pouco temos prova do Enem, Saresp, Fuvest, Unesp, Unicamp e por ai vai... Mas como é feito o cálculo da nota de cada candidato no caso do Enem? Você já parou para pensar nisso? Vamos saber um pouquinho mais...
Eles não avaliam todas as questões da mesma forma. Eles utilizam a coerência das respostas. As notas são definidas em uma escala criada especialmente para o Enem e mede a proficiência (competências e habilidades) do estudante nas áreas de conhecimento: Matemática e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; e Ciências Humanas e suas tecnologias.
As questões respondidas pelo participante são colocadas numa régua que estabelece uma unidade de medida padrão do conhecimento. As questões são avaliadas de acordo com a posição em uma escala de proficiência, a nota do participante é medida nessa escala. “Outro aspecto importante no cálculo da nota é que as notas mínima (nenhum acerto) e máxima (45 acertos) dependem do grau de dificuldade da prova”. Assim, a nota mínima não é zero e a máxima não é mil. O mínimo e máximo dependem das questões que compõem a prova.
AVALIAÇÃO
O modelo de avaliação leva em conta três informações:
a) Parâmetro de discriminação - poder que a questão possui de diferenciar a habilidade dos candidatos no conteúdo.
b) Parâmetro de dificuldade – a dificuldade da habilidade exigida no item.
c) Parâmetro de acerto casual – o candidato pode acertar uma questão por acaso, esse parâmetro representa essa probabilidade.
As questões passam por cinco etapas. Primeiro os itens são elaborados, depois ficam armazenadas no banco de questões. O terceiro passo é a aplicação do pré-teste, realizado pelo Inep em escolas de todo o país. O resultado é avaliado e as questões são classificadas. As questões adequadas seguem para a elaboração da prova.
Na escala utilizada no Enem, leva-se em conta a coerência pedagógica. A Teoria de Resposta ao Item acredita que se o participante acertou as mais difíceis, deve acertar as mais fáceis. Toda prova terá questões fáceis, intermediárias e difíceis, justamente para que o aluno possa ser avaliado e suas respostas possam ser comparadas e colocadas na régua. É importante salientar que se for identificado que as respostas não foram coerentes, é considerado que podem ter sido acertadas ao acaso, então “os acertos acrescentarão menos na nota do participante”, segundo o Guia.
REFERÊNCIA: