quinta-feira, 1 de agosto de 2013

VOCÊ SABE COMO É CALCULADO A NOTA DO ENEM?

Olá meus queridos!
Daqui a pouco temos prova do Enem, Saresp, Fuvest, Unesp, Unicamp e por ai vai... Mas como é feito o cálculo da nota de cada candidato no caso do Enem? Você já parou para pensar nisso? Vamos saber um pouquinho mais...
Eles não avaliam todas as questões da mesma forma. Eles utilizam a coerência das respostas. As notas são definidas em uma escala criada especialmente para o Enem e mede a proficiência (competências e habilidades) do estudante nas áreas de conhecimento: Matemática e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; e Ciências Humanas e suas tecnologias. 
Escala de proficiência do Enem (Foto: Reprodução/Guia do Participante)


As questões respondidas pelo participante são colocadas numa régua que estabelece uma unidade de medida padrão do conhecimento. As questões são avaliadas de acordo com a posição em uma escala de proficiência, a nota do participante é medida nessa escala. “Outro aspecto importante no cálculo da nota é que as notas mínima (nenhum acerto) e máxima (45 acertos) dependem do grau de dificuldade da prova”. Assim, a nota mínima não é zero e a máxima não é mil. O mínimo e máximo dependem das questões que compõem a prova.

AVALIAÇÃO

O modelo de avaliação leva em conta três informações:

a) Parâmetro de discriminação - poder que a questão possui de diferenciar a habilidade dos candidatos no conteúdo.
b) Parâmetro de dificuldade – a dificuldade da habilidade exigida no item.
c) Parâmetro de acerto casual – o candidato pode acertar uma questão por acaso, esse parâmetro representa essa probabilidade. 
As questões passam por cinco etapas. Primeiro os itens são elaborados, depois ficam armazenadas no banco de questões. O terceiro passo é a aplicação do pré-teste, realizado pelo Inep em escolas de todo o país. O resultado é avaliado e as questões são classificadas. As questões adequadas seguem para a elaboração da prova. 
Questões passam por avaliação na Teoria de Resposta ao Item (Foto: Reprodução/Guia do Participante)

Na escala utilizada no Enem, leva-se em conta a coerência pedagógica. A Teoria de Resposta ao Item acredita que se o participante acertou as mais difíceis, deve acertar as mais fáceis. Toda prova terá questões fáceis, intermediárias e difíceis, justamente para que o aluno possa ser avaliado e suas respostas possam ser comparadas e colocadas na régua. É importante salientar que se for identificado que as respostas não foram coerentes, é considerado que podem ter sido acertadas ao acaso, então “os acertos acrescentarão menos na nota do participante”, segundo o Guia.
REFERÊNCIA:


PORTAL E.M. DIÁLOGO - Juventudes Conectadas

Olá meus queridos! Nesse retorno, recebi do Sr. Luiz um artigo que ele disse ser interessante acrescentar no blog... cheguei, fui me inteirar do assunto antes de colocar algo para vocês, como me é de costume... 
O que diz o artigo? Ele aborda a criação de um portal aberto de interação entre escolas, alunos, professores, pesquisadores objetivando uma atratividade por parte do alunado através das tecnologias digitais. Leiam um trechinho retirado do artigo:
      "A Proposta do Portal EM diálogo é de que jovens do ensino médio sejam protagonistas da produção de conteúdo nesse espaço, participantes ativos de discussões em torno de questões relativas a esse nível de ensino, de forma crítica e interativa. Também faz parte da proposta estimular o diálogo nas escolas e criar oportunidades para que as boas práticas pedagógicas e curriculares sejam divulgadas. Assim, a partir delas, espera-se que surjam produtivos modos de conversação, entendimento, troca de experiências e busca de soluções para eventuais situações vividas nas escolas públicas de ensino médio no Brasil.
      O Portal consiste, portanto, em um objeto cibercultural que pode contribuir para a construção de currículos escolares que correspondam às demandas da juventude contemporânea. Para isso, estimula a participação dos jovens, por meio de recursos tecnológicos atrativos".
O link desse portal é: http://www.emdialogo.uff.br/
Gostaram??!  Eu espero que sim... Claro que devem participar, como diz o artigo, ativamente! Refletindo sobre isso,  relacionei com  nosso blog, e essa nossa conversa é super pertinente aqui também... afinal de contas, isso tudo só faz sentido com vocês...
Esse é o perfil da nossa escola, somos todos aprendentes...

REFERÊNCIA: 
PRESENÇA PEDAGÓGICA; v. 19; n. 111; mai./jun.2013.

AGRADECIMENTO:
LUIZ PEREIRA DA SILVA


INFORMATIVO: Curso de Inglês Online para alunos da Rede Pública

Olá pessoal!
O Governo do Estado de SP está disponibilizando curso de inglês online (Totalmente a distância... entenderam?!?) para vocês... Achei muito interessante! Quando temos essas iniciativas, temos que valorizá-las! São 30 mil vagas, o curso é dividido em 8 módulos que totalizam 16 semanas ininterruptas com carga horária total de 80 horas. Segue o link para os interessados:
http://www.educacao.sp.gov.br/evesp/cursos/

Um abraço!


BOM RETORNO!!!

Olá meus queridos!

Espero que tenham tido um bom descanso, que tenham aproveitado bastante, e estejam com as energias recarregadas... Um Ótimo Retorno a todos nós, e que esse semestre seja extremamente produtivo! 
Um abraço!
Profª. Edileyne